(11) 9 7517-7137
Livro Brasileiro de Registro Genealógico de Canários de Canto
Registro Genealógico de Canários de Canto

Introdução


A criação de espécies domésticas de animais é fundamentada na seleção genética de caracterísitcas fenotípicas de interesse. Incialmente feita de modo empírico, ao longo dos anos esta seleção intencional de características desejadas passou a ser documentada e norteada através de livros de registros e emissão de pedigrees que comprovam ascendência, graus de parentesco, linhagens, atributos fenotípicos e mais recentemente até mesmo atributos genotípicos dos animais. Desta forma, torna-se possível emissão de certificados que comprovem a origem e ascendência dos canários de canto clássico, bem como consultas a informações sobre o criadouro onde este animal foi criado.

Objetivos


Implementar um sistema de registro genealógico para os canários das diferentes raças de canto clássico criados no Brasil, de modo a permitir a identificação de parentesco e emissão de pedigrees para estas aves, contribuindo para a evolução fenotípica e genotípica dos canários de canto clássico no país, evitando ou no mínimo documentando as miscigenações com outras raças de canários. Desta forma é possível encontrar a verdadeira identidade dos animais registrados de boa-fé pelos criadores. O livro brasileiro de registros genealógico de canários de canto clássico será administrado pelo Roller Clube de São Paulo, e seus associados deverão, em caráter obrigatório, ter suas aves devidamente catalogadas ano a ano através de sistema disponível a eles gratuitamente pela internet.

Regras para o Registro Genealógico


O livro brasileiro de registros de canários de canto clássico permanecerá aberto para cadastro de matrizes por prazo indeterminado.

Os criadores poderão cadastrar aves nascidas em seu criadouro no respectivo ano de criação, informando, para isso, o número da anilha do filhote, sua data de nascimento, a sua cor, o sexo (que poderá ser alterado enquanto o período de criação estiver aberto), a numeração de anilhas do pai e mãe do filhote, mesmo que estes sejam descendentes de aves compradas que não possuam genealogia catalogada.

Pontuações obtidas em concursos oficiais pela ave inscrita poderão ser adicionadas pelo comitê diretivo do Livro de Registros.

Somente poderão ser cadastrados filhotes nascidos no último ano respectivo de criação, compreendido entre 1º de maio do ano anterior até 1º de maio do ano corrente. Os criadores associados ao Roller Clube de São Paulo deverão cadastrar obrigatoriamente seus filhotes ao final de cada ano de criação. Anilhas solicitadas ao RCSP e não utilizadas em filhotes deverão ser discriminadas no sistema, destruídas ou preferencialmente devolvidas ao Roller Clube de São Paulo para conferência ao término do ano de criação.

As categorias de animais a serem registrados são as seguintes:

PO - Animais Puros de Origem

PC - Animais Puros Controlados

CCG - Animais de Cruzamento Sob Controle de Genealogia

Animais Puros de origem (PO)
Somente serão inscritos no livro PO filhos de animais PO já registrados ou filhos de matrizes não catalogadas no livro de registro que possuam no mínimo 6 (seis) gerações catalogadas em seu pedigree expedido por Associação Congênere ou assinado por Criador assíduo em campeonatos nacionais.

Animais Puros Controlados (PC)
Serão inscritos como Puros Controlados (PC) os animais portadores de caracterização racial definida, que compreendem:

PCOC - Puros Controlados de Origem Conhecida
1 - Machos e fêmeas com pais registrados e que possuam grau de sangue mínimo 31/32 (possuam 5ª geração catalogada).


PCOD - Puros Controlados de Origem Desconhecida
1 - Pássaros sabidamente puros, mas que não possuam a sua genealogia catalogada até a 5ª geração.


Animais de cruzamento sob controle de genealogia (CCG)

1 - Serão inscritos no Livro CCG, como Produtos de Cruzamento para fins de Controle de Genealogia, os machos e as fêmeas devidamente identificados, nascidos de acasalamentos entre "canários de cor ou porte" (e seus descendentes) com canários de canto registrados.

2 - Para as inscrições iniciais, a adjudicação de grau de sangue será feita automaticamente pelo sistema, obedecendo a classificação inicial de 1/2, 3/4, 7/8, 15/16 e 31/32 de composição racial, correspondendo as categorias F1, F2, F3, F4 e F5 respectivamente.

3 - Os animais machos que atingirem o grau de sangue 31/32 poderão ingressar no registro de PC desde que sejam aprovados em concurso oficial, as fêmeas passarão para PC à partir da 6ª geração catalogada.

Acesso:

Estas informações serão cadastradas por meio de sistema disponível no site do Roller Clube de São Paulo, e os dados constantes no livro de registros estarão disponíveis para consulta on-line, através de um certificado digital (pedigree), permitindo que sejam consultadas a qualquer momento por criadores em todas as partes do planeta.


Segue abaixo um modelo de genealogia simplificada que em breve estará disponível para consulta pública:

 

 

Roller Clubes de São Paulo - Pedigree Simples
Bisavô Paterno
Avô Paterno
Bisavó Paterna
Pai
Bisavô Paterno 2
Avó Paterna
Bisavó Paterna 2
Filho
Bisavô Materno
Avô Materno
Bisavó Materna
Mãe
Bisavô Materno 2
Avó Materna
Bisavó Materna 2