(11) 9 7517-7137
A história do canário de canto Harz
A história do canário de canto clássico

 

Entre 1700 e 1800 os criadores de canários da região de Harz, pequeno vilarejo, da Alemanha, foram os precursores desta raça.

Nesta região, era costume entre os mineiros de carvão, levar canários em pequenas gaiolas para dentro das minas, pois, na época não existiam dispositivos que detectavam a presença de gazes, quando os canários começavam a embolar, era sinal que havia uma grande concentração de gazes, nesta hora os mineiros saiam.

Podemos dizer que os canários de canto clássico salvaram a vida de muitos mineiros. Como eles preferiam os canários que cantavam mais baixo, devido o eco nas minas, criavam seus canários escolhendo sempre os que cantavam mais baixo, assim começaram aparecer os primeiros Rollers, que cantavam baixo e rolado, logo estes canários fizeram sucesso, e se espalhavam por toda a Alemanha e Europa. No começo eram chamados de Harzer Vogel ``cantor do Harzer, região onde surgiram´´, como em pouco tempo foi difundido por toda a Alemanha passou a ser chamado de Edelroler, "NOBRE ROLADOR", hoje são chamados simplesmente de Roller. Durante muitos anos foram à coqueluche e o que de melhor existia.

No Brasil, no século passado, por volta da década de quarenta, surgiram os primeiros clubes, que se dedicavam a canários de canto clássico, mas logo passaram para canários de cor e porte, que em pouco tempo dominavam os concursos, com o crescimento dos segmentos de cor e porte, os canários de canto clássico perderam gradativamente sua importância.

Estas belas aves quase desapareceram, prova disso é que há 10 anos atrás, em pleno campeonato Brasileiro, chegou a serem apresentados menos de cinco conjuntos, graças à dedicação do Sr. Cláudio Gonçalves, associado do Roller Clube de São Paulo, diretor do segmento junto à OBJO e FOB, o número de aves inscritas em nosso campeonato nacional vem aumentando, porém ainda nos preocupa, o reduzido número de criadores iniciantes que optam por esse segmento ornitológico.

A beleza destas aves ao contrário dos canários de cor e porte, estão nos seus cantos, suaves e melodiosos, podemos ficar horas escutando essas maravilhosas aves cantando, sem nos cansar, podemos ficar conversando com amigos, dentro de uma sala e ao fundo escutando o belo canto do Harzer Roller.

Graças às iniciativas de alguns admiradores, o fantasma da extinção destas aves esta afastado, pelo menos no Brasil, na Europa isso não ocorreu, pois o numero de admiradores dos canários de canto clássico é muito maior do que no Brasil e por lá mais raças de canários de canto são julgadas rotineiramente.

Hoje em dia existem três grupos de canários de canto clássico reconhecidos pela COM (Confederação Ortitológica Mundial), os Harzer Roller, Malinois e o Timbrado Espanhol, um quarto grupo está se formando com Canários Russos.

Aqui no Brasil ainda não temos julgamentos de Timbrado e nem de Malinois, mas conseguimos nestes últimos anos afastar o perigo do desaparecimento dos Harz.

Venha ser mais um criador de canário de canto clássico, ajudando a preservar essa maravilhosa criação do ser humano.